17 de março de 2014

3º Curso Intermediário de Barista - Lighthouse Cafés Especiais

Fui acompanhar o finalzinho do 16º Curso Básico de Barista, oferecido pelo nosso parceiro Lighthouse Cafés Especiais e pude ver participantes animados, cheios de vontade de aprender. Além do mais, eram bastante divertidos, então deu pra rir um pouco, especialmente porque ao final cada um tentou tirar um espresso - muitos desastres, pouco sucesso (faz parte!).

Descobrimos que tínhamos duas leitoras do blog fazendo o curso. E o tamanho da nossa alegria? Obrigada pelo prestígio meninas, continuem acompanhando o Café das Quatro!

crédito: Robison Chaves / Lighthouse Cafés Especiais
Para vocês que já fizeram o curso básico, que tal se aprofundar. Conforme conselhos do Zeca (avental azul) é bom continuar estudando, lendo sobre o assunto e aos pouco se aperfeiçoar.

Para isso, realiza o o 3ª Curso Intermediário de Barista, aberto aos profissionais da área e pessoas com conhecimentos sobre cafés especiais, ou seja, é preciso ter feito o curso básico de barista.
A aulas ocorrem dias 17, 18 e 19 de março, das 17h às 20h, na Rua São Jorge, 160 e as inscrições devem ser feitas na sede da Lighthouse ou pelo telefone 3333-0100. O investimento é de R$ 360. Confira a programação:

Dia 17 de março, segunda-feira

• Revisão dos conceitos do mercado de Cafés Especiais;
• Regiões produtoras de cafés especiais e suas características;
• Métodos de beneficiamento dos grãos e seus impactos sensoriais.

Dia 18 de março, terça-feira

• Iniciação ao cupping segundo normas da SCAA (Specialty Coffee Association of América).
• Técnicas de cupping;
• Apresentação “Le Nez du Cafè”, kit com 36 aromas – recurso oficial utilizado pela SCAA.
• Realização de cupping com cafés nacionais e importados.

Dia 19 de março, quarta-feira

Workshop – Leite

• Introdução ao leite na cafeteria;
• Introdução às técnicas de vaporização;
• Introdução às técnicas de latte-art;
• Drinks Clássicos.

11 de março de 2014

Chá da Pausa

Momentos de praticidade e calma as vezes é tudo o que queremos não é mesmo?
Faz um tempo que a Amanda Gattiboni entrou em contato conosco para nos apresentar o Chá da Pausa. Ela e uma amiga de Porto Alegre são parceiras de negócio e apresentam os chá com sabores diferentes para um público que realmente curte o chá das cinco (trocadilho, sim!).

Para complementar a "Pausa", Amanda produz diversos sabores de macarons. Atualmente, um kit é comercializado pelo Encomenda Gourmet, do qual falaremos melhor outro momento, e permite que você experimente dois sabores de chá, dois sabores dos doces, à escolha do freguês e recebe de presente um infusor fofo (sempre quis ter um!)


As sócias nos presentearam com um de chá preto, maçã e canela e outro de chá vermelho, gengibre, canela e romã, além de sabores sortidos de macarons, que estavam bem feitos e saborosos e meu favorito foi o de limão!


Os chás são suaves, ótimos para qualquer momento do dia. Como eu tenho problema com cafeína (à noite me tira o sono) provei os dois durante o dia e não posso dizer qual é meu favorito, amei os dois.


Recomendo que provem e deixem a opinião de vocês aqui.
Amanda, muito obrigada pela oferta, você foi muito atenciosa. Sucesso!

Beijoca!


7 de março de 2014

Cape Town: Mugg & Bean

Continuando os posts atrasados da viagem pra África do Sul, preciso dividir com vocês um lugar que recebeu nossa visita mais de uma vez: o Mugg & Bean!

Esse café funciona num esquema mais Starbucks mas tudo que comemos e bebemos por lá foi gostoso. Em especial uma limonada (???) que no calor salvava mais do que o café.

Os cafés especiais vinham muito lindos e as fotos não me deixam mentir...


Agora, o que faz todo mundo aqui em casa ter vontade de dar um pulinho ali do outro lado do Atlântico é a torta de limão humilde e nada exagerada que eles servem:


 A fatia parece muito grande, mas essa impressão dura só até você experimentar, rs... (brincadeira, sempre dividíamos em 2, eu acho).

E na unidade que fica em Stellenbosch tem mesinhas na rua e um clima super gostoso. A cidade é universitária mas também conhecida pelos mais de 100 vinhedos. Como fomos num final de semana em época de férias, estava super calmo...



Para quem estiver pelas bandas da África... recomendo! Mais infos no site da rede.

5 de março de 2014

Cape Town: Petit Fours


Eu visitei esse café numa viagem feita no final de 2012 para a África do Sul. Contudo, vamos fingir que foi agora recente e que não faz toda essa era que meus posts estão atrasados? Ok, combinado.


Talvez eu tenha demorado tanto pra postar porque, na verdade, dá quase uma dor olhar essas fotos, uma vontade sem tamanho de voltar! Tem um pedaço do meu coração na África! E uma fração desse pedaço talvez tenha ficado na Petit Fours,em Blouberg (dramáticaaa!!)!


O lugar é uma delicatessen bem pequena, mas toda linda e aconchegante. Almoçamos por lá, num esquema meio brunch... com tortinhas que vinham acompanhadas de uma mini salada. Além de bonitos, os pratos eram muito deliciosos!!! Tudo fresco e bem feito, comida de verdade!



De sobremesa, fomos de Red Velved e café! Lindo e gostoso! 

E essa vista pra quem senta na varanda ou vai dar uma caminhada depois??? A famosa Table Mountain ao fundo...


 
Pra quem tiver a sorte de ir para Cape Town, recomendo demais o Petit Fours. Infos atualizadas sobre horário, além do endereço, visite o site deles

1 de março de 2014

Buenos Aires: Tea Connection

Queridos leitores! Depois de um longo inverno (primavera, verão e outono) voltei com uma dica bem boa de um lugar delícia que conheci em Buenos no final do ano passado!! 

O Tea Connection era um dos lugares que estavam na minha listinha de cafés para conhecer nas últimas férias. Pode parecer exagero mas eu realmente faço listas de lugares para comer, em especial cafés, muito mais do que listo qualquer coisa que queira comprar nas viagens. #vício

A proposta do lugar é servir chás especiais e comidinhas naturebas, com uma vibe bacana de consciência ambiental e social. Quem vai de bicicleta, por exemplo, ganha refil do chá que estiver tomando. Pequenos detalhes que dão o tom e demonstram a filosofia da casa, que tem um ambiente que eu classificaria como "urbano cool" (kkk, melhor ver as fotos).


Eu e o Rahel fomos de chá, que vem com uma ampulheta para te dizer quando o chá está pronto, bem fofo. 


Para comer, minha mãe optou porum waffler que vem com frutas e doce de leite. Eu e o Rahel comemos omelete. Tudo gostoso, bem leve e em quantidades que podem deixar os mais famintos querendo um segundo prato.


O atendimento foi simpático mas nada surpreendente. Ao final, a conta foi mais salgadinha do que dos outros lugares em que tomamos café da manhã, nãos sendo possível dizer que é uma refeição barata.



Em Buenos Aires há várias unidades e, aqui no Brasil, eles tem uma filial na Al. Lorena, em Sampa! Para quem estiver em terras gringas ou em SP, acho que vale muito a visita. Para saber mais, conferira no site a lista de endereços.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...