Você sabe o que é a cafeicultura sustentável? Pois é, eu não tinha idéia do era até me deparar como o projeto “Safra Social – Projeto Qualidade do Café” da empresa Sara Lee Cafés do Brasil, proprietária da marca Café do Ponto.
A iniciativa consiste em estimular os pequenos produtores de café da região nordeste do Estado de São Paulo, por meio de capacitação técnica, gerencial e social, para que suas lavouras produzam mais e melhor. O objetivo final é trazer melhores condições de vida e valorização da pequena propriedade rural, evitando o êxodo.
Além disso, o projeto busca certificar as lavouras de café envolvidas com o selo IBDN de atenção ao meio-ambiente. A certificação é feita pelo modelo UTZ Certified [Good inside] – de origem holandesa, visa incentivar a produção responsável e transparência em toda a cadeia produtiva, contemplando a pratica da agricultura orgânica e o comércio justo.
Para receber a citada certificação é exigido do agricultor: a) respeito às boas práticas agrícolas (inclusive do ponto de vista ambiental); b) adoção de métodos de trabalho seguros; c) cuidado com o gerenciamento eficiente da propriedade; d) cumprimento das leis; e) respeito à segurança alimentar e, por fim, a comprovação do cumprimento de todas essas normas.
Mas, há outra conseqüência interessante do projeto social desenvolvido pela empresa desde 2002. Com o aumento de produtividade e qualidade do café, seu custo final tendo a ser menor, ou seja, o consumidor final se beneficia também.
Ao comprar seu café, vale a pena conferir se é certificado, afinal não custa tanto assim colaborar com o meio ambiente e a agricultura cafeeira sustentável!
Leia mais sobre o assunto em:
http://www.cafedoponto.com.br/safrasocial/portugues/sustentavel/certificacao.htm
www.utzcertified.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário