26 de setembro de 2011

Cupcakes

Como quase toda mulher, para mim, café sem um docinho não tem graça!!!

Até por isso, ultimamente ando um pouco...digamos....culinarista! Vira e mexe me jogo na cozinha para executar receitas interessantes que vejo por aí! (Mas meus dotes culinários não chegam aos pés dos da Dra. Carol....ela faz cada sobremesa!!!)

Outro dia, depois de assistir a um vídeo inspirador, que compartilho abaixo com vocês abaixo, não resisti....tive que cozinhar!!!! (achei o vídeo no blog do caramellato)

Depois de ver esses lindos bolinhos em produção, não deu outra, catei duas receitas e fui pro fogão!

Com o livro de receitas da União (comemorativo dos 100 anos da marca), preparei cupcakes de chocolate ao leite, cobertos com ganache de Galak e confeitados com estrelinhas. A receita rendeu muito mais do que o previsto, então a massa (deliciosaaaaaa), ainda rendeu dois bolinhos!



O meu ganache levou só metade do chocolate indicado e por isso ficou assim....meio escorrido....mas o gosto!!!!! Nossa, que coisa boa! Como a cobertura ganhou bastante volume, ainda deu para rechear os cupcakes com ela!

Sem soltar o mesmo livro, saiu do forno o bolo light de banana com nozes, versão cupcake, com cobertura de doce de leite e confeitos....(super light da minha parte colocar a cobertura, não!?)
















Ficaram lindinhos e deliciosos!!!! A receita rendeu 16 bolinhos, que foram cobertos com 400gr de doce de leite e confeitos. Essa receita é bem mais simples de preparar, mesmo porque a cobertura vem pronta num potinho!!! rsrsrsrs.

Para quem gostou e quer colocar a mão na massa, segue a receita do cupcake de chocolate e, em breve, a receita light de banana!

Beijocas e boa jornada gastronômica!!!


Cupcake de Chocolate:

Ingredientes da massa

2 xícaras de chá de açúcar
1 xícara de chá de manteira sem sal em temperatura ambiente
4 ovos
1 e 1/2 xícara de chá de água morna
1 xícara de chá de chocolate me pó
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
1/2 xícara de chá de gotas de chocolate
1 colher de sopa de fermento em pó

Ingredientes da Cobertura

1 caixa de creme de leite (200 gr)
500 gr de chocolate branco ralado fino
2 colheres de chá de essência de baunilha
8 colheres de manteiga sem sal em temperatura ambiente

Preparo da Massa

Bater o açúcar com a manteiga e os ovos até obter um creme homogêneo. Após, aos poucos, adicionar a água morna com o chocolate em pó (diluído na água). Acrescentar a farinha, baunilha, gotas de chocolate e o fermento (mexer só para misturar). Distribuir a massa em forminhas (até 3/4 da capacidade da forminha de 100 ml), assando em forno pré-aquecido por 30 minutos (180 graus).

Preparo da Cobertura

Aquecer o creme de leite. Retirá-lo do fogo e acrescentar o chocolate ralado, misturando até o completo derretimento. Juntar a baunilha, misturando até incorporar e levar à geladeira para resfriar. Adicionar a manteiga e bater na batedeira até obter um creme leve. Colocar em saco de confeitar para cobrir os bolinhos (só quando eles estiverem completamente frios!!!!)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...