24 de março de 2012

Curso Básico de Barista - Parte I

Alô alô moçada!

Lembram que avisamos aqui sobre um curso de barista oferecido pelo Empório Sweet Home?
Pois é, demorou mas postamos!

Dias 08 e 09 de março estávamos Vivian, Patrícia e Juliana (Carolina tinha compromissos, infelizmente!) dentre um grupo heterogêneo de adoradores de café aprendendo como lidar com este grão tão queridinho!

Pois bem, José Cândido - Zeca, para os íntimos - dedicou o primeiro dia (foco deste post) à parte teórica da brincadeira :D

Concentração total na explicação.

Ninguém sabe exatamente como a história toda começou. A lenda mais comum é a do pastor que levava seu bichinhos para pastar e notou que ficaram "animadinhos" depois de comer uns grãos diferentes.
Aí a imaginação corre...

Mas sobre a origem, todos concordam: ETIÓPIA!
O Brasil é atualmente o maior produtor, mas não faz a torra dos seus grãos. Em sua grande parte, é no velho continente europeu que se encontra países especialistas nisto, além dos blends (mistura de grãos de vários países ou regiões para formar novos sabores).

O gênero preferido por boa parte do mundo é o tipo arábica. Há outro? Sim, o robusta.
O primeiro é mais saboroso, doce e suave. Dependendo do terroir em que é cultivado adquire vários sabores, dentre os quais: os frutados chegando inclusive a sentir um gostinho de limão... loucura! e os achocolatados, mais comuns.
O robusta é amargo por natureza. Tadinho, é o irmão pobre.

Quer saber se misturaram robusta no seu blend? Ou se o café foi mal feito? Ou se o grão tá velho? 
Peça um espresso - ou faça se for corajoso! Diremos o porquê no próximo post! - e dê um golinho (SEM AÇÚCAR OU ADOÇANTE #PELAMORDEDEUS!).
Se sentir um retrogosto no fundo da garganta que te deixa "comendo café" o resto do dia, como se o diabo não saísse dali... meu amigo! Tenha certeza! Você bebeu um café mal tirado.

Como disse acima, o Brasil é um grande produtor, mas ainda há muita picaretagem.
Os grãos tem avaliação feita por defeitos. Que vão desde formato, cor, tamanho até coisas bizarras que são inseridas na mistura: milho, paus, pedras entre outras coisas que eu prefiro nem dizer!
Então cuidado com o que você compra por aí! O selo da ABIC não é garantia de 100% de qualidade.. mas isso eu explico outro dia!

Para quem tem uma cafeteira em casa - das basiquinhas às mais modernozas - preste atenção!
Compre sempre em grãos e dê preferência para os 100% arábica que é, atualmente, mais fácil de encontrar pois o brasileiro ficou exigente.
Nada de sair comprando pacote de 1kg ou mais! Limite-se aos menores e moa o mais próximo possível do consumo. Há vários lugares  que podem fazer isso pra você! A Empório Sweet Home faz!
Mantenha conservado na própria embalagem, em lugar fresco e longe do sol, de preferência em local escuro e fresco. Pense no grão de café como uma fruta, tem tempo para durar.

Olhe na embalagem a data de fabricação. Em tese é a data em que o grão foi torrado, garantidor de sabor e frescor.
Ao contrário do que dizem os fabricantes (alguns juram que o café é válido por 1 ano! Piadinha do malandro!) não compre e evite consumir grãos que tenho mais de 1 mês de torra. Perde corpo e a experiência não será mais a mesma!

Observe a cor do grão. Há torras de várias graduações que influenciam o sabor. Em geral, os mais escuros dão sabor mais forte (não necessariamente mais cafeína!)

De olho na graduação de torragem dos grãos
E quem vai numa cafeteria? O que observar?
Boa parte desta explicação ficará para a segunda parte do post.
Mas já dá pra dizer pra ficar de olho no moedor, pois se estiver cheio até a boca: desconfie!
O grão fica exposto a luz, ao ar e a impurezas.

E o mais importante: tenha pena da pessoa que fica ali na frente da máquina de espresso. Sério, a gente sabe como é penoso! Nem sempre é treinada e nem sempre tem tempo para fazer o espresso ideal.

E aí, o que acharam dessas informações?
Curtiram?
Então comentem, queremos saber se vocês tem mais dúvidas!

Beijo!

9 comentários:

  1. Gente, o melhor é a carinha de vocês, super aplicadas! Quem sabe no próximo eu consigo ir... =)

    ResponderExcluir
  2. É Carol, dedicação total, pensa que é fácil saber sobre café?? rss

    ResponderExcluir
  3. Ju, foste tu quem escreveu? Como ri com esse post, hahaha. Adorei! Eu osu totalmente alienada quando o assunto é café. O convívio com vocês está me deixando mais entendida e, consequentemente, mais exigente e chata. Muito bom!

    Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Eu mesma Pri!
    Que bom que você gostou. Escrevi light pra ser engraçadinha mesmo rss
    Ótimo que vc anda tirando proveito dos nossos posts! É exatamente um dos nossos objetivos!
    Obrigada pela feedback desses comentários!
    Beijoca

    ResponderExcluir
  5. Obrigada mesmo Pri, pelo comentário. Estamos nos empenhando para tentarmos ''ensinar'' um pouco sobre a arte de tomar café.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Gente que legal, vários pontos interessantes que eu não tinha noção. O post ficou muito legal.
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que delícias de comentários!
    Adoramos o feedback!

    ResponderExcluir
  8. Bah que legal que tem un blogue que vale a pena ler. Voces conhecen Dolce Incontro? E una cafeteria que fica no TOP TOWER do lado do TRE. E muito boa e eles tem coisas diferenciadas. Tem chocolate do Equador 100%. 85%, etc, tem tambem chapeus de panama, mas o cafe e demais gostoso!!!! confiram por favor. Adorei seus comentarios!!!!
    Andre Coelho de Souza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andre!
      Não conhecemos este café! Geralmente esses mais escondidinhos acabamos indo só por indicação! Muito obrigada!

      Que bom que gostou do blog! Sempre ficamos felizes quando alguém elogia! Sempre que tiver sugestões entre em contato conosco. Temos e-mail também: contato@cafedasquatro.com

      Um abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...