17 de agosto de 2012

Torra de grãos de café - Café Cultura

Oi pipow!


Como nosso assunto preferido por aqui é café, resolvemos mostrar pra vocês como se faz a torra dos grãos em pequena escala.
Para isso, Juliana (uma das Quatro) fez uma visita ao Café Cultura do Centro - hoje administrado pelo Sr. Casimiro - e conversou com Luciana e Joshua, que continuam firmes e fortes na filial da Lagoa que tantos gostam!



Tudo começa com a compra das sacas de café. Para quem não sabe, é um processo tão complexo quanto as operações da bolsa de valores. Acontecem leilões e são muitas as pessoas e empresas interessadas.

O Café Cultura compra as suas da Fazenda Recreio, perto da cidade de Poços de Caldas, Minas Gerais (divisa com São Paulo). São cerca de 50 sacas arrematadas e cada uma possui 60kg de grãos, sendo que uma boa parte permanece estocada na própria fazenda porque possui melhor estrutura para manter o grão fresco e bem conservado.

Por falar em grãos, os que compõem as sacas compradas pela cafeteria são os do tipo "bourbon amarelo" e "icatu amarelo".
A ironia é que crus são quase amarelos, ou quase um verdes... cor de burro quando foge sabe?

Joshua no momento de abertura de uma saca de café.

Mas logo depois de torrefados ficam com uma cor - e cheiro! - lindíssimo! Parecem de chocolates hmm

Depois de muito pesquisar e testar, o Joshua optou por uma torra média. Esse "médio" é de cor mesmo, pois há torras claras e escuras que fazem o sabor final variar tanto na sua intensidade quanto no sabor, que pode evidenciar notas de chocolate, cítricas, nozes e o que mais você puder imaginar!

E como ele faz essa magia acontecer?
É numa máquina de pequeno porte, da marca Diedrich. É produzida no Estado de Idaho, EUA e é praticamente toda automatizada. Pode-se dizer que processo é artesanal, já que depende de um BHOS (bichinho humano operando sistema).
Comporta cerca de 7kg no tambor de torrefação e perde, após o processo, entre 10 e 13 por cento do peso.

detalhes da máquina e do processo de torrefação.
Créditos: Napolão Fontana (exceto a foto pequena, com o nome Diedrich)
O processo todo não dura mais que 20 minutos. Durante esse período Joshua fica de olho na temperatura interna da máquina. Lá há um tambor que gira continuamente sobre uma placa de cerâmica que permite que o calor - de aproximadamente 240 graus - se dissipe por toda estrutura.

Para venda, o kilo do café torrado pelo Café Cultura custa em torno de R$ 36,00.
Mas não se preocupe, vendem em embalagens padrão de 250g, feitas especialmente para a cafeteria. Compostas por um material chamado BOPP (polipropileno biorientado), não permitem a entrada de nenhuma impureza mantendo o conteúdo fresco.

Costumam fazer essa "brincadeira" durante a tarde e conforme a necessidade. Portanto, se tiverem interesse em lá ver, deem uma ligadinha para saber ok?

Lagoa da Conceição
Rua Manoel Severino, 669, Loja 03.
Fone: 3334-0483
Aberto todos os dias das 09h às 00h30.
ou

Praça XV de Novembro
Praça XV de Novembro, 352, Centro
Fone: 3364-3223
Aberto de segunda à sexta das 09h às 21h e nos sábado e feriados das 10h às 19h30.

E aí, gostaram das informações??
Bom final de semana!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...