26 de dezembro de 2013

Receita Testada: Pé de moça

Então pipow,

Eu sigo de perto as receitas do I Could Kill For Dessert, da Dani Noce especialista em doces que divulga as receitas feitas por ela também em vídeo no canal do YouTube Cozinha, Bossa & Malagueta.

Lá abriu uma tag A+PEDIDA pela qual o pessoal poderia sugerir receitas e, a mais curtida, era feita no vídeo seguinte. Eis que divulga o tal do Pé de moça, a irmã não tão conhecida do pé de moleque - hmmm. A diferença está no fato de ser mais molinha e estar mais ligada a um brigadeiro turbinado do que ao famoso doce "menino", que tem histórias curiosas de sua origem, como a versão mineira na qual as cozinheiras colocavam seus doces nas janelas para esfriar e, quando se distraiam, os meninos "furtavam" e saiam correndo; quando descobertos as mulheres então gritavam "não pega, pede moleque!".

fonte: arquivo pessoal

O que importa agora é saber se a versão testada e feita em casa do Pé de moça ficou boa. Só digo uma coisa: é de comer ajoelhado! Já fiz a receita duas vezes e acerto sempre, tranquilo de fazer e o resultado é de dar orgulho a quem executa.

A receita e o modo de fazer estão no vídeo:


Dificuldade é média: precisa descascar o amendoim e acertar o ponto da caramelização do açúcar e do ponto de brigadeiro. Mas se até eu consigo...

Ingredientes:
2 xícaras de amendoins tostados, sem pele, sem sal
1 xícara de açúcar - ela sugere cristal, eu prefiro usar o refinado
1 col. de sopa de manteiga sem sal 
1 lata de leite condensado
1 col. de sopa de cacau em pó
e açúcar confeiteiro pra decorar

Modo de fazer, veja o vídeo...
Mas é mais ou menos o seguinte: caramelizar o açúcar com a manteiga e o amendoim. Após, em fogo médio/baixo acrescentar o cacau e o leite condensado que deve estar em temperatura ambiente, preferencialmente morno. Mexer até o ponto de brigadeiro - desgrudar o fundo da panela.
Unte uma forma para despejar a massa. Faça um pré corte com uma fata também untada e leve à geladeira por +- 1 hora, ou até esfriar.
Corte em pedaços do tamanho que preferir a role em açúcar confeiteiro - tire o excesso. 

Boa cozinha para vocês!
Beijo

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...