28 de setembro de 2011

Pastel de Belém - Delícias Portuguesas

Com a tarde de sol que fez hoje, fui obrigada a sair pra tomar um cafezinho.

Apesar de ter vários locais para tomar café aqui por perto, resolvi que estava mais do que na hora de apresentar ao nossos visitantes o pastel de belém que mais se aproxima do original - dito por quem já viajou a Portugal: meus viajantes favoritos Dirlei e Narcísio.


O café & bistrô Delícias Portuguesas é conhecidíssimo em Florianópolis pela qualidade da comida verdadeiramente portuguesa servida em almoço e jantar, feita pela equipe da Chefe Maria Helena.
Tive diversas oportunidades de ir ao restaurante, que recomendo com 5 estrelas! Comida sempre impecável, bem servida e bom preço.

O que mais me impressiona, é o cheiro que vem da cozinha quando entramos pela lateral do casarão: é isto que me faz ter certeza que é um bom restaurante! Cozinha sem cheirinhos gostosos já e me deixa com pulga atrás de orelha!

Para o almoço eu não sei, mas para o jantar é bom sempre ligar para fazer reserva! O lugar é pequeno e enche!
Não sei se já funciona, mas passaram por uma recente reforma e há um espaço no subsolo que, por informações obtidas em outro momento, servirá basicamente para reservas maiores, que exijam mais mesas. Informem-se!

Mas vamos ao que interessa: OS DOCES!
A esperta aqui esqueceu de tirar foto do balcão de doces, mas é de dar água na boca! Não há só pasteis de belém, mas também mil folhas, mousses, cheesecakes, entre outros.
Há também salgados, que dou destaque aos feitos com bacalhau, tradicionalíssimo.

Como sempre fui bem atendida. Como havia mesas disponíveis, entrei e logo me sentei, perto da janela, com vista a Praça dos Bombeiros - que sempre esqueço o nome original, tendo em vista justamente a referência do quartel do bombeiros logo ao lado.


Logo veio alguém me atender e fiz logo o pedido: espresso pequeno com leite e pastel de belém para acompanhar, é claro!

Ok, um pouco queimadinho, mas não é comum. Mesmo assim, não interferiu no sabor que, para variar, estava absolutamente divino!

As fornadas do pastel ocorrem às 11h30min, quando abre o bistrô, e por volta das 15h30min/16h sai a segunda fornada do dia, o que garante um produto fresquinho pra consumo, sem ficar emborrachado para comer.
Caso esteja frio, esquentam na hora de servir. E rapidinho está na mesa.

Confesso que o café me deixa a desejar. 
Tudo bem, eu sou bem chata com essas coisas, mas o café estava muito amargo e muito quente (como é de costume aqui em Floripa).
A dica que sempre dou em cada postagem é: contratação de barista, regulagem da máquina e treino de quem vai tirar o café. É um investimento razoável, mas vale a pena. Tenho contatos que podem auxiliar. Só deixar um comentário ok?


Mas quem liga pra isso quando come essa delícia bem portuguesa (nhac!): 

O custo saiu por R$ 6,00.
Aceitam cartões de crédito/débito.
Tem Wi-Fi, mas meu BlackBerry é burro e não encontrou a rede do bistrô. Fica pra próxima!


Esta é a minha dica do dia.

Do menu do bistrô já comi e gostei: Lulas recheadas à moda do Funchal, Bitoque, Talharim inevitável, entre outros que não lembro o nome. Mas definitivamente recomendo os de bacalhau.


Café & Bistrô Delícias Portuguesas

Rua Visconde de Ouro Preto, 559, Centro.
Ao lado do quartel dos bombeiros.
Estacionamento próprio na Av. Rio Branco, atrás do bistrô.

Funcionamento de segunda a sábado
Das 11h30 às 23h30min.

Fone: 3224-6448 / 9963-4540


Deixem comentários!
Curtam nossa página do facebook aí ao lado!
Sigam-nos no twitter @dasquatrocafe

Até a próxima!

4 comentários:

  1. Oi Filha. Adoramos a reportagem, muito clara, objetiva e informativa, e que nos deixou com água na boca e com saudade de compartilhar um café com você. Beijos, do Papy e da Mamy, ainda nas nuvens e com o balão na cabeça.

    ResponderExcluir
  2. Adorei a visita aqui meu amores!
    Quanto voltarem passaremos lá para tomar um café :D
    Beijocas

    ResponderExcluir
  3. Sempre tenho vontade de ir lá, mas por não ter nenhuma opinião sempre deixamos para uma próxima. Que bom saber que é realmente delicioso.

    Beijinhos

    Pati Beatriz

    ResponderExcluir
  4. Oi Pati!
    Obrigada pela visita!

    Você que é uma gourmet :D com certeza vai gostar do bistrô.
    Vale mesmo a pena!

    beijoca

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...