Já ouvi de um tudo sobre o assunto! Muitas vezes afirmam que a cafeína, por ser estimulante prejudica o sono, é coadjuvante na aquisição de gastrites e por aí vai...
É certo que em excesso tudo se torna prejudicial...até nosso delicioso cafezinho! Mas, e o café descafeinado? Seria mais saudável que o café comum/regular?
Segundo o colunista do Diário Catarinense Beto Barreiros, muito pelo contrário:
"Atualmente as marcas comerciais falam de um processo de descafeinização natural, com a utilização do solvente dióxido de carbono que retira 90% da cafeína. Na minha opinião isto não tem nada de natural. O processo mantém o aroma e o sabor do café, mas as propriedades nutricionais são nulas. Ao perguntar aos meus clientes o porquê de estar pedindo café descafeinado à resposta é sempre a mesma: porque é mais saudável. Doce engano. O mais saudável é café com cafeína. Expresso ou passado, café é tudo de bom."
A reportagem exibida na Revista Super Interessante vai além. Ressalta que a cafeína só não faz bem quando consumida em doses exageradas para quem possuí doenças severas como a osteoporose avençada. E mais, explica que o café controla o mal de Parkinson e combate até o envelhecimento das células, graças a cafeína e aos polifenóis antioxidantes (ácidos clorogênicos) presentes na bebida!
Então, tome seu cafezinho (cafeinado) com moderação e sem culpa!!!!
Gostou do post? Comente! Vamos adorar ler suas impressões!
Nunca provei café sem cafeína...tenho a impressão de que irei tomar refrigerante sem gás...
ResponderExcluirBeijinhos
Aline
Oi Aline!
ResponderExcluirEu já provei, mas olha....para mim, é como tomar refri sem gás mesmo! kkkkk
Beijos