13 de junho de 2012

de grau em grau - curiosidades

Oi pipow!

Lembram que já falamos da creperia De Grau Em Grau por aqui? Não? Então acessa o link.
Lá mencionei que havia curiosidades relacionadas à casa que vocês poderiam se interessar, afinal As Quatro adoram cultura!

Pois bem, quem já foi lá ou quem viu as fotos do local percebe que ao seu redor existe um calçamento chamado "pé de moleque", que remete exatamente aos tempos da construção da casa, por volta de 1800, época de escravatura.

Olha a Patty, a Vivi e eu do lado de fora da casa.
Nossos pezinhos no pé de moleque.
Pé de moleque também é nome de doce - que eu adoro!. Já perceberam como são parecidos em sua forma??

Em uma viagem há alguns anos por Minas Gerais, especialmente pelas cidades históricas e a Estrada Real, escutei de um guia da região que uma das origens dessa expressão vinha das cozinheiras das casas que após o cozimento do doce deixava-o na janela para esfriar.
Os meninos da época, muito espertos, esperavam a cozinheira se distrair e "furtavam" um pedaço do doce de amendoim e saiam correndo pelas ruas, feitas com pedras parecidas como essas aí da foto.
As mulheres, obviamente percebiam a bagunça e gritavam ao ver os meninos correndo "Não pega, pede moleque!!!"

Verdade ou não, o nome é engraçadinho e pegou, com uma pequena alteração ortográfica supostamente para designar a corrida dos garotos que corriam com pés descalços.. vai entender!

Outra curiosidade bacana da casa é que seu antigo proprietário, o falecido Mário Gustavo, suspeitava que havia ouro escondido por lá.
Tudo porque em 1845 Dom Pedro II e sua esposa Tereza Cristina - é bebê, essa provavelmente foi a inspiração para o nome da infame personagem da novela das 8 - visitaram Florianópolis e supostamente teriam deixado valores por aqui.
Pura lenda, como o próprio Mário Gustavo estudou e descobriu.

O antigo proprietário, por sinal, morava no andar superior da casa, onde hoje se encontra o Coletivo, espaço destinado a exposições culturais e eventos.

Detalhe do "Coletivo"
Por fim, mas não menos importante, quem vai ao De Grau e senta-se na parte de trás, no andar térreo, percebe que há uma micro porta num dos cantos da casa.
Disse-nos Fernanda Lago - esposa do proprietário Paulinho Rosatto - que por ali entrada furtivamente o Padre do Santuário - que fica no terreno acima - para ... bom, melhor não deduzir. Se bem que, eu tenho certeza que vou pro inferno mesmo! rss

Gostaram das curiosidades?
Paulinho Rosatto resume tudo em entrevista ao programa Casa & Cia.



Beijo!

4 comentários:

  1. Que legal, meninas!! Adorei. Semana que vem irá ao ar o post sobre minha experiência na De Grau em grau. Com certeza ficará melhor com a menção da curiosidade que vocês trouxeram hoje.
    Que lindas e charmosas na foto. Pati fashion, Vivi comportada e Ju pronta para matar. Cade a Carol? Fotógrafa também tem que aparecer.... Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essas curiosidades são ótimas! Descobrimos um pouco pelo vídeo e um pouco conversando com os proprietários!
      Eu pronta pra matar?? hahaha essa foi boa! O que um pretinho básico não faz né??? rss
      beijoca Pri!!!

      Excluir
  2. adorei ler as curiosidades engraçadas!!! ri muito!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...