11 de setembro de 2010

Curiosidades: Café descafeinado


Gente,

Vamos combinar que o café - e sua fiel companheira cafeína - são os melhores amigos da vida moderna!




Só que antes de beber a primeira e uma dezena de xícaras de café, faz o favor de botar alguma coisa no estômago???

Sente só:

O café é considerado uma bebida estimulante pela presença da cafeína, que age no sistema nervoso central e também no circulatório, dando a sensação de euforia e disposição. A substância também pode piorar doenças como a gastrite, a úlcera e a esofagite.
O café descafeinado foi criado para que essas pessoas possam consumi-lo com menores riscos. Os grãos do café, dependendo da origem e da variedade, têm entre 0,8% e 2,5% de cafeína, enquanto os descafeinados passam a ter por volta de 0,1%. Obtém-se o café descafeinado extraindo a cafeína dos grãos maduros recém-colhidos. Até 1980 se empregava na descafeinação diclorometano, que dissolvia a cafeína, preservando o aroma e o sabor. Mas o processo deixava resíduos tóxicos. Passou-se, então, a empregar diclorometano, que também tinha a sua dose de toxicidade. Por isso, em 1990 se começou a utilizar no processo o fluido supercrítico de dióxido de carbono, ou CO2 supercrítico, solvente mais natural e não tóxico, que dissolve 90% da cafeína dos grãos. Depois, os grãos descafeinados passam pelos mesmos processos dos comuns, até o café chegar ao consumidor nas versões torrado e moído, em sachê e solúvel.
O café descafeinado entra no preparo dos mesmos pratos que costumam serem preparados com a bebida tradicional, como pudins, sorvetes, doces, fondues e bolos. Além, naturalmente, das incontáveis bebidas.

Fonte: Caras (é.. eu sei, fútil pacas hehe)


Sinceramente, enquanto o dia não durar 48 horas, eu prefiro a úlcera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...