23 de maio de 2012

Curiosidade: café evita amnésia depois da bebedeira

Créditos da imagem: Cristina Arcangeli

Segundo pesquisa da Universidade do Texas/USA, doses de cafeína durante a ingestão de álcool afasta a possibilidade de sofrer amnésia alcoólica. Ao menos funcionou com os ratinhos de laboratório!



Como narra a revista Super:


"Pesquisadores da Universidade do Texas jogaram quatro bolinhas dentro de uma gaiola e as mantiveram lá por 24 horas. Retiraram todas por uma hora. Na sequência, colocaram três bolinhas já conhecidas e uma quarta, de madeira, com um odor diferente (chamada de N1). Os ratos, que pesavam entre 200 e 400 gramas, puderam explorá-las durante um minuto, por 3 vezes. Logo após a fase de reconhecimento, os cientistas injetaram doses de salina e 1g/kg de etanol em um grupo, e pentilenotetrazol (substância usada para causar amnésia retrógrada), e 3g/kg de etanol em outra turma de roedores.



No dia seguinte, os cientistas jogaram de novo quatro bolinhas: duas usadas no teste anterior, a N1, e uma nova, a N2, retirada da gaiola de outros ratos. Os animais que receberam doses menores de álcool e salina pareceram se lembrar melhor da noite anterior, já que preferiram explorar a bolinha N2 ao invés da N1. Quem tomou pentilenotetrazol e mais etanol insistiu em conhecer, de novo, o N1.


Um terceiro grupo de ratos, da turma do pentilenotetrazol e das altas doses de etanol, recebeu também um pouco de cafeína (5mg/kg). Aí, apesar da embriaguez, eles conseguiramse lembrar da N1 e partiram para a conquista da bolinha desconhecida, a N2. Ou seja, a cafeína parece cortar o efeito da perda de memória causada pelo álcool."

Agora, querido leitor, lembrar da noite de bebedeira, em detalhes, é fácil! Basta saber se alguém realmente vai querer essas memórias na manhã seguinte...rsrsrs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...