31 de maio de 2012

Atendimento ao cliente - o exemplo do Outback


Algumas semanas atrás inaugurou em Floripa o primeiro Outback de Santa Catarina (eeeh). Adoro o restaurante (conheço tantas unidades que tenho vergonha de dizer quantas, rs), mas evitei os primeiros dias porque sabia que a espera seria enorme. Contudo, dia 20 desse mês fui jantar lá com o Rahel. Depois de mais de duas horas de espera (sim, duas horas!), fomos acomodados numa mesa ao lado de outra na qual havia cerca de 20 pessoas. A tal mesa agia como se estivessem em casa, falando exageradamente alto (pra não dizer gritando), de forma que era difícil conversar.

Solicitamos outra mesa à garçonete, mas, mesmo com promessas de nos acomodar em outro lugar, ficamos cerca de uma hora na mesma mesa, só passando raiva. Pagamos a entrada e as bebidas e desistimos de jantar. Pedi para falar com a gerente e expliquei para ela que a noite havia sido absolutamente frustrante, especialmente porque eles nos disseram que já estavam limpando outra mesa e, 40 minutos depois, nada havia sido feito! Enfim, pelo valor que eles cobram, pelo tempo de espera, pela proposta do restaurante... ficamos muito decepcionados mesmo!!! Ela me ouviu na maior atenção, disse que eu tinha toda razão e nos convidou para retornar na semana seguinte para jantar a convite deles, para tirar nossa má impressão.

No dia 27 de maio, voltamos e o atendimento foi excelente, apesar de eu só ter dito que havíamos sido convidados no final, quando já estávamos prontos para ir embora. Acertamos apenas os 10% do serviço e ainda comemos sobremesa, rendendo-nos ao apelo do garçom, que insistiu muuuito! Sério, eles insistiram para comermos mais depois que descobriram que éramos convidados!

A moral da história é que, diante de um cliente insatisfeito a melhor coisa que um gerente/proprietário pode fazer é ouvir. No caso, a postura da gerente foi tão tranquila e aberta que ela transformou uma péssima impressão, numa ótima impressão.

Passar por dificuldades (seja por que motivo for) é absolutamente normal, o importante é ouvir o cliente!! Recentemente nossa amiga Pri, do Saboreando Floripa, passou por uma situação super chata ao ser intimidada e ofendida pelo dono de um bar na Trindade, tudo porque ela fez um post sobre o lugar, falando de pontos positivos e negativos e o proprietário do bar não curtiu! Gente, oi? Grosseria com o cliente (seja pessoalmente, seja depois, por email) é o oposto do que se espera... esteja o cliente satisfeito ou não! 

Então fica meu elogio ao Outback nesse caso, que sirvam de exemplo para tantos outros lugares que preferem ter razão a ter clientes felizes.


11 comentários:

  1. Verdade Carol, ser grosseiro com o cliente não esta com nada, mas normalmente é contra o "sexo frágil" experimente ser grosseiro com um homem pra ver o que acontece. Parabéns pelo post, a primeira impressão é a que fica!

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    1. Pois é Unknown, tem algumas das Quatro que são bem mais perigosas do que a maioria dos homens que eu conheço, rs. Então, acho que não vale ser grosseiro com ninguém... no caso, a grosseria foi só da mesa ao lado mesmo.

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  2. Acompanhei teu desabafo sobre a mesa insuportável que estava atrás de vocês nesse dia e esperei para saber como iria ser o retorno. Adorei que tudo ocorreu bem, aliás, acredito que até melhor do que vocês esperavam.
    A gerência mandou bem.

    Beijão!!

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    1. Viu só Pri, achei que merecia um post, até pra atualizar todas vocês depois que contei toda novela... rs

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  3. Uma vez eu e meu irmão reservamos uma mesa num rodizio de pizza aqui em ctba, mas qdo chegamos la a mesa era catastrofica, era tao apertada que fora de brincadeira, eu achei que estava em alguma pegadinha de algum programa. O dono do estabelecimento disse que qdo quizessemos levantar era só chamar o garçom que eles puxavam a mesa pra gente levantar. HAHAHAHAHAAH!!!!!!
    Resultado: o dono do rodizio era tao sem noção que nos disse que se não estavamos satisfeitos era para nós irmos embora!!!!!!!
    É, algumas pessoas não levam jeito pro comercio né !
    Bjus
    Carol S.

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    1. Carolzinha... vc assina como eu "Carol S." =)
      Sério, eu já jantei numa mesinha daquelas de apoio, sabe? Sobra gente sem noção no mundo!
      Beijo!!

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  4. vou te falar que aqui no Rio o atendimento do outback está bem ruim a ponto de eu nao querer ir mais! e olha que ia sempre com os amigos!

    mas gostei da atutude deles ai!

    http://deliciasdaisa.blogspot.com.br/

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    1. Isa, que pena que a coisa tá ruim aí! Quem sabe você vem no outback de Floripa então, rs =)

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  5. O que me parece complicado da análise aqui feita é que se tratando de vocês é um pouco normal que o lugar seja depois cortês e melhore, mas não sei se no caso de qualquer cliente seria assim não.
    Ser conhecido em algum meio de comunicação fazem as coisas serem um tanto diferentes.

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    1. Oi Anônimo! Acho que ainda não somos assim conhecidas não... rs
      No caso, eu não disse em momento algum que tinha um blog e sei que vários outros clientes acabaram sendo convidados para um novo jantar por conta da confusão. Enfim, não sei como foi o atendimento dos outros mas da minha parte acho praticamente impossível que o tratamento tenha sido por conta do blog =)

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  6. atitude corretissima, pois eliminou sua má impressão e ainda ganhou belo post, parabéns para gerente

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