Com planos de crescimento e amadurecimento, as três que sempre se encontram resolveram que era hora de ter uma reunião séria sobre o futuro desse blog...
Computador, agendas e anotações... profissionais demais! Praticamente uma multinacional!
Bom, pena que foi só pose mesmo, rs. A verdade é que a gente inventa qualquer desculpa para se encontrar. Mas, dessa vez, sejamos justas, realmente conversamos sobre planos futuros que temos em conjunto (que em breve serão divulgados aqui), com datas, prazos e tudo mais!Quatro amigas que se encontram (quase) toda semana para tomar um café, comer alguma delícia, conversar e depois postar aqui as impressões sobre cafés e afins de Florianópolis e de qualquer outro lugar por onde passem (entre outros assuntos aleatórios).
15 de setembro de 2010
11 de setembro de 2010
Curiosidades: Café descafeinado

Gente,
Vamos combinar que o café - e sua fiel companheira cafeína - são os melhores amigos da vida moderna!
Vamos combinar que o café - e sua fiel companheira cafeína - são os melhores amigos da vida moderna!
Só que antes de beber a primeira e uma dezena de xícaras de café, faz o favor de botar alguma coisa no estômago???
Sente só:
O café é considerado uma bebida estimulante pela presença da cafeína, que age no sistema nervoso central e também no circulatório, dando a sensação de euforia e disposição. A substância também pode piorar doenças como a gastrite, a úlcera e a esofagite.
O café descafeinado foi criado para que essas pessoas possam consumi-lo com menores riscos. Os grãos do café, dependendo da origem e da variedade, têm entre 0,8% e 2,5% de cafeína, enquanto os descafeinados passam a ter por volta de 0,1%. Obtém-se o café descafeinado extraindo a cafeína dos grãos maduros recém-colhidos. Até 1980 se empregava na descafeinação diclorometano, que dissolvia a cafeína, preservando o aroma e o sabor. Mas o processo deixava resíduos tóxicos. Passou-se, então, a empregar diclorometano, que também tinha a sua dose de toxicidade. Por isso, em 1990 se começou a utilizar no processo o fluido supercrítico de dióxido de carbono, ou CO2 supercrítico, solvente mais natural e não tóxico, que dissolve 90% da cafeína dos grãos. Depois, os grãos descafeinados passam pelos mesmos processos dos comuns, até o café chegar ao consumidor nas versões torrado e moído, em sachê e solúvel.
O café descafeinado entra no preparo dos mesmos pratos que costumam serem preparados com a bebida tradicional, como pudins, sorvetes, doces, fondues e bolos. Além, naturalmente, das incontáveis bebidas.
Fonte: Caras (é.. eu sei, fútil pacas hehe)
Sinceramente, enquanto o dia não durar 48 horas, eu prefiro a úlcera!
9 de setembro de 2010
Café com alho

Sendo uma das bebidas mais populares do planeta (junto com, adivinhem, a cerveja), não é de se estranhar que o café seja servido de formas tão diferentes e exóticas (para nós) pelo mundo afora. Tirando uma passagem para a Bélgica que já está sendo providenciada eu fico com meu santo café brazuca de todo dia!
- França: o produto, muitas vezes, é bebido juntamente com chicória;[chicória? Tanta coisa pra acompanhar o café... passo.]
- Áustria: pode-se beber o produto juntamente com figos secos, sendo que em Viena, a capital do país, é uma tradição o oferecimento de bolos e doces para acompanhar o café com chantilly;[aceito o bolo, pode passar o chantilly pra Vivi]
- África e Oriente Médio: é comum acentuar o sabor do café com algumas especiarias, tais como canela e cardomomo, alho ou gengibre; [alho com café hem... acho que não vai rolar]
- Bélgica: o produto é servido com um pequeno pedaço de chocolate, colocado no interior da xícara, que se derrete quando entra em contato com o café; [Ok, uma passagem pra Bélgica, urgente!]
- Itália: a preferência é pelo café expresso servido em xícaras pequenas; Grécia: o café é acompanhado por um copo de água gelada; Cuba: o café é consumido forte e adoçado, e em um só gole;
- Sul da Índia: o café é misturado com açúcar e leite e servido com doces; Alemanha: em algumas regiões é servido com leite condensado ou chantilly; Suíça: adiciona-se ao café um licor, o "kirsch"; México: em muitos lugares, o café é oferecido gratuitamente e pode ser consumido em grandes quantidades. O chamado café americano, como é conhecido no México, é o mais consumido e é uma cópia do que se bebia até poucos anos nos Estados Unidos: aguado e com pouco sabor. [Café aguado, passo]
8 de setembro de 2010
Cheiro de mudanças no ar...
Queridos leitores (se vcs ainda existirem)... Estamos mudando o blog e em breve teremos novidades quentinhas, tão boas quanto café recém passado!
Aguentem firme, por favor! =)
Aguentem firme, por favor! =)
Assinar:
Postagens (Atom)