28 de dezembro de 2013

Receita testada: Bolo de cenoura com canela e nozes


arquivo pessoal

Férias (ou recesso), é época de descansar, reorganizar a casa e colocar em dia os projetos culinários!

Há tempos queria experimentar a versão americana do bolo de cenoura, bem diferente do nosso (com canela, nozes, açúcar mascavo e cobertura de cream cheese, normalmente).

Chegou a hora!
Dei uma pesquisada em várias receitas e, com o que tinha em casa, preparei uma versão desta delícia!
Adaptei um pouco, deixei a cobertura de lado, mas, o resultado: um bolo que derrete na boca!

Vamos aos ingredientes:

4 ovos
200 ml de óleo
400 gr de açúcar
250 gr de farinha de trigo
4 colheres de chá de fermento
1/2 colher de chá de sal
3 colheres de chá de canela em pó
130 gr de nozes picadas
2 cenouras grandes raladas

Preparo:

Na batedeira misture os ovos, óleo e açúcar até virar um creme homogêneo. Acrescente a farinha, canela, sal e fermento, batendo mais um pouco. Quando a massa estiver uniforme, com uma espátula (ou colher), junte as nozes e a cenoura ralada.

Em forno pré-aquecido a 180 graus (por 20 minutos), asse por aproximadamente 50 minutos (mesma temperatura).


Se você preferir reunir todos os ingredientes da receita original e adicionar a cobertura (deve ficar um espetáculo!), indico o site all recepies do Brasil. Lá tem o vídeo do passo-a-passo da receita, olha só:



Gostou? Fez a receita? Conte para a gente!

26 de dezembro de 2013

Receita Testada: Pé de moça

Então pipow,

Eu sigo de perto as receitas do I Could Kill For Dessert, da Dani Noce especialista em doces que divulga as receitas feitas por ela também em vídeo no canal do YouTube Cozinha, Bossa & Malagueta.

Lá abriu uma tag A+PEDIDA pela qual o pessoal poderia sugerir receitas e, a mais curtida, era feita no vídeo seguinte. Eis que divulga o tal do Pé de moça, a irmã não tão conhecida do pé de moleque - hmmm. A diferença está no fato de ser mais molinha e estar mais ligada a um brigadeiro turbinado do que ao famoso doce "menino", que tem histórias curiosas de sua origem, como a versão mineira na qual as cozinheiras colocavam seus doces nas janelas para esfriar e, quando se distraiam, os meninos "furtavam" e saiam correndo; quando descobertos as mulheres então gritavam "não pega, pede moleque!".

fonte: arquivo pessoal

O que importa agora é saber se a versão testada e feita em casa do Pé de moça ficou boa. Só digo uma coisa: é de comer ajoelhado! Já fiz a receita duas vezes e acerto sempre, tranquilo de fazer e o resultado é de dar orgulho a quem executa.

A receita e o modo de fazer estão no vídeo:


Dificuldade é média: precisa descascar o amendoim e acertar o ponto da caramelização do açúcar e do ponto de brigadeiro. Mas se até eu consigo...

Ingredientes:
2 xícaras de amendoins tostados, sem pele, sem sal
1 xícara de açúcar - ela sugere cristal, eu prefiro usar o refinado
1 col. de sopa de manteiga sem sal 
1 lata de leite condensado
1 col. de sopa de cacau em pó
e açúcar confeiteiro pra decorar

Modo de fazer, veja o vídeo...
Mas é mais ou menos o seguinte: caramelizar o açúcar com a manteiga e o amendoim. Após, em fogo médio/baixo acrescentar o cacau e o leite condensado que deve estar em temperatura ambiente, preferencialmente morno. Mexer até o ponto de brigadeiro - desgrudar o fundo da panela.
Unte uma forma para despejar a massa. Faça um pré corte com uma fata também untada e leve à geladeira por +- 1 hora, ou até esfriar.
Corte em pedaços do tamanho que preferir a role em açúcar confeiteiro - tire o excesso. 

Boa cozinha para vocês!
Beijo

24 de dezembro de 2013

Feliz Natal!

Queridos leitores,

É com muito calor no coração (e no termômetro) que desejamos a vocês e suas famílias um Feliz Natal!
Depois da comilança, tome aquele gostoso café - ou chá também, Earl Grey com aquele aroma de bergamota é uma deliciosa dica - e pense em todos os bons momentos que fizeram seu 2013 especial, com certeza farão você esboçar um belo sozinho, afinal a grama do vizinho nem é tão mais verde assim. A vida é boa pessoal!

fonte: Pinterest


Nos veremos por aqui até o final do ano, afinal ainda falta uma semana para 2014 e a gente não para!

Grande beijo,
Juliana, Carolina, Patrícia e Vivian.



19 de dezembro de 2013

Café à Corter

Oi pipow

Sabe quando você passa 500 vezes na frente de um lugar que você tem curiosidade de conhecer mas sempre está com pressa, andando de carro ou a caminho da academia, sem dinheiro no bolso? Bom, esse foi meu caso de "amor platônico" com o Café à Corter.

Resolvi dar um fim nisso num dia de trabalho, logo após ao meio dia, em que estava por perto da Av. Trompowsky. Objetivo era conhecer, tomar um café e voltar ao batente. Que felicidade! Rendeu até foto no meu Instagram pessoal - Café das Quatro também! (abaixo a foto de verdade, sem efeitos do app)


Pra variar pedi um cappuccino, aquele de verdade feito com café, leite, canela - diferente daquelas misturas prontas que odeio por serem super doces  - que muitos conhecem por "italiano". Delicioso, suave, gostoso de tomar foi uma benção para começar bem a tarde.

Escolhi um docinho de colher de nozes para acompanhar (igualmente delicioso!), apesar da boa variedade de tortas e outras opções de doces (que eu não quis experimentar porque, afinal, havia acabado de almoçar!). O "cafezinho" também pode ser acompanhado por opções quentes de salgados, que pretendo provar da próxima vez.

O ambiente é aconchegante e moderno, com mesas dentro e fora, onde há um pequeno mezanino/varanda, de onde se pode ter a vista da linda avenida arborizada - penso que é uma das vias mais charmosas de Florianópolis. Há dois "pavimentos", na parte superior fica o local de serviço e expostas as comidinhas.




Àquela hora ainda havia pessoas almoçando. O café possui opções diárias de pratos executivos. Estiquei o olho até uma das mesas e achei bem interessante. Outro plus é o atendimento, foram super atenciosos e nem precisei dizer que fazia parte do blog! risos As meninas que estavam lá me explicaram tudo o que perguntei e souberam fazer sugestões também. Parabéns!

Detalhe fofo estava na mesa. Uma pequena vela de anjinho já anunciava o clima de Natal. Adoro esses mimos. Só não levei pra casa porque não pedi (risos).


A cafeteria fica anexa ao salão Cort à Corter, das mesmas proprietárias, uma boa solução para as mais vaidosas: cuidar da vaidade e do estômago!

Andreza Caldini, uma das sócias, entrou em contato pela page do Facebook (siga o Café das Quatro por lá!) e confirmou que abriram uma filial! Fico feliz, pois gosto muito de saber sobre empresas crescendo e dando frutos. Fica no bairro Campeche, a uma quadra da praia, e ela prometeu manter a mesma qualidade de atendimento, ufa! Sucesso meninas!

Então leitores queridos, opções não faltam para vocês curtirem um café, mesmo no verão.
Bom final de semana!
beijoca

Café à Corter
Av. Trompovsky, 172, esquina com a Rua Luiz Delfino - Centro
de segunda à sábado das 08h às 19h30

Filial Campeche
Rua Nicolau João de Abreu, 283, sala 02
de segunda à sábado das 09h às 20h

16 de dezembro de 2013

Chef Shirley - Tortas e Sobremesas Finas

Oi pipow!

Finalmente voltamos com a produção do blog!

A reestreia é com chave de ouro. Uma cafeteria pequena, mas notável. É da Chef Shirley, conhecida por suas tortas e sobremesas finas que fornece para Balneário Camboriu e Grande Florianópolis, além de eventos para os quais pode-se fazer encomendas #wishlist #fome #podeseragora?

Fomos convidadas pela Sabrina, que reservo,u de cortesia para nós, um pedaço para cada da famosa torta "Morangos Apaixonados" que, sem dúvidas, é uma das melhores que já provamos. Suave, doce no ponto certo e com morangos para dar o equilíbrio exato. Parece uma daquelas bombas de chocolate, num nível superior, é claro. A chef está de parabéns!


Outra agradável surpresa foi o cappuccino. Pedi com um adicional o chantilly. Consistente, e também sem ser enjoativo, estava tão firme que era impossível beber o líquido sem "abrir um caminho". Divino. (Se me servissem um pratinho só com isso comeria sem problema algum.)


A Vivian, além de experimentar a torta, também escolheu um dos salgados, um pastel assado de alho poró. Também provei um pedaço e ficamos surpresas com a massa leve e suave, diferente das habituais folhadas que vemos por aí. Outro detalhe, só havia a parte branca do alho poró, ponto positivo pela qualidade.


O Café Chef Shirley é charmoso. Poucos lugares mas ótimo para comer bem - servem almoço executivo com um prato diferente para cada dia - e curtir uma tarde com os amigos. Os pedidos são feitos no balcão e aceitam pagamento em cartão. (i!, rimou.)

detalhe da decoração de mesa


O atendimento também está de parabéns, as meninas que estavam lá foram atenciosas e não percebemos qualquer confusão entre os clientes que estavam lá. Outro ponto positivo.

Resumindo, foi um dia ótimo. Boa conversa entre amigas e um tempo gostos para gordices: nublado com pancadas de chuva, simplesmente perfeito!

Café Chef Shirley
de segunda à sábado das 10h às 18h30
das 11h às 14h30 é servido almoço executivo
Rua Vereador Mário Coelho Pires, 957 - Campinas - São José (próximo ao Giasse, Mein Haus)
(48) 3035-5910 - telefone para pedidos/encomendas

7 de outubro de 2013

Comidinhas delivery: Kimitachi "a compensação"

Oi pipow,

A gente some mas não desaparece!

Lembram que tive um pequeno probleminha com o Kimitachi? Recebi o pedido em casa sem os 04 Uramakis Atum Philadelphia que queria e, no lugar dos faltantes, coisas que não pedi.

Pois bem, depois de muitos e-mails e tentativas falhas de novos pedidos de compensação, o atendimento do Kimitachi conseguiu resolver o meu problema. Parabéns à Talissa Lagni Pires, gerente de marketing da rede, que manteve a educação e compostura para atender às minhas reclamações que no total somaram 10 e-mails.

O resultado foi esse aí: um novo pedido, delicioso com itens "de graça".

Momento de finalização, ansiosa pela entrega:


E o pedido em casa, pronto para ser saboreado.

Beijo e até a próxima!


23 de julho de 2013

Comidinhas delivery: Minha Nossa Cookies

Pequenos e salpicados de chocolate belga são as delícias feitas pela Carol Gehlen da Minha Nossa Cookies, empresa de São Paulo com a logo fofa de ursinho produz cookies deliciosos e envia pelos Correios por todo o país, inclusive para nós em Santa Catarina - só faltou chegarem quentinhos, saídos do forno.


Conheci esses cookies em busca feita por comidinhas delivery para apresentar a vocês leitores. Curto muito o I Could Kill For Dessert, site/vlog de sobremesas que fez uma parceria para sorteio com a Minha Nossa e fui conferir do que se tratava.

Percebi que são poucas as opções - ainda bem! - mas do pouco que conheço de gastronomia, quanto menos elas forem mais são as chances de alta qualidade. São potinhos, latinhas e saquinhos que variam entre 10, 25 e 50 cookies com a mesma base de massa, diferenciados apenas pelas "coberturas" de chocolate ao leite, chocolate belga meio amargo e choc. belga branco, todos de dar água na boca.


Lembram-se dos cookies feitos pela "mãe" - minha mãe, pra ser bem clara! - do Café das Quatro? São muito parecidos e de igual qualidade. É só colocarem a mão na massa e testarem suas habilidades em casa.

Lógico que conforto de enviar um e-mail, ser super bem atendida e receber rapidamente em casa tem suas vantagens. Mais uma vez o frete dos Correios foi um aborrecimento, R$ 30 apenas para isso! Os produtos somaram R$ 37 (potinho ao leite R$ 5, potinho belga branco R$ 8 e latinha belga meio amargo R$ 24) preço justo caso pudéssemos compra-los aqui. De qualquer forma, valeu muito a pena.

Chegou em casa enquanto eu trabalhava e fui recebida com um café em família para degustarmos o produto, com esse frio que faz por aí, foi a melhor coisa que poderia ter acontecido. Momentos gordinhos de felicidade.


Foram aprovados com nota 10. Pequenos na medida certa e bem assados. Crocantes, derretem-se na boca, e os chocolates belga não são enganação. Difícil é não devorar tudo de uma vez.

A fim de provar? Acesse o site ou o facebook do ursinho que já tem 1 ano (!) e aguarde em casa com um sorriso no rosto!

beijo grande pra vocês!

18 de julho de 2013

Comidinhas delivery: Brownie do Rapha

oi pipow

Muitos aí em férias, outros em trabalho e o inverno, cadê?
Diz a previsão do tempo que chegará uma frente fria por aqui, então vamos pensar em comidinhas gordas e deliciosas pra curtir o gelo sem sair debaixo das cobertas?

A dica é o Brownie do Rapha.
Conheci o produto num programa da Ana Maria Brega Braga há tempos atrás e só agora resolvi me arriscar e fazer um pedido pra saber se realmente era bom ou não. Aqueles "hmm" que ela faz no programa nem sempre me convencem.


Raphael Mendes da Cunha Neto é o cara que largou a faculdade de Educação Física em Juiz de Fora  para colocar a mão na massa. Copiou a ideia de um outro estudante, que vendia brownies para os colegas, e agora faz sucesso por aí.

Pois bem, posso dizer apenas que é um dos melhores brownies que já comi.
Foi aprovado por todos aqui em casa e sumiu num piscar de olhos. Compensou o preço "salgado" do Sedex (R$ 48! Sendo que a compra somou R$ 24.. total: R$ 72! ai!)


Gosto delicioso de chocolate, saboroso, úmido na medida certa!
Chegaram em casa rapidamente, conforme prometido, duas opções: a lata e um potinho para uma pessoa.

Na latinha vem pedaços de brownie, diz a marca que são as "cascas", mas não parece.
No potinho você pode escolher opções de camadas: nozes, avelã, kinder, mm's, paçoca, ganache, doce de leite... a lista é enorme e você pode conferir no cardápio nacional abaixo. 


Eu escolhi a combinação nutella e chocolate branco, só pra ver no que dava. Gostei, mas se fosse repetir o problema faria uma dobradinha de nutella com nozes!
As casquinhas da lata teria comido num dia só, mas me controlei, comi em dois! haha


Nota dez para a rapidez do atendimento, nota dez para o produto, nota zero para o valor do frete, culpa dos Correios. Nem tudo é perfeito nessa vida.

Obrigada por lerem o blog, é sempre um prazer vê-los por aqui!
beijo!

18 de junho de 2013

Comidinhas delivery: Kimitachi

Oi pipow 

Depois de muito tempo, o blog retorna com uma série bacana: comidinhas delivery.
Por que? Nós quatro estamos bastante envolvidas com nossas vidas (trabalho e família estão no topo da lista) o que impede a dedicação mínima que gostaríamos de dar ao nosso querido passatempo. Para iniciar os trabalhos foi vez de experimentar os serviços do Kimitachi Sushi Delivery e Tele-Entrega.


 _____ 
O dia escolhido não poderia ter sido pior (para o motoboy! rs): primeiro dia de protestos, manifestações, em Floripa contra não só o preço das passagens de ônibus, mas também toda e qualquer forma de transparência do Estado, a famosa “corrupção” que hoje reflete-se nos gastos exacerbados com os estádios para Copa do Mundo, na PEC 37 (que pretende proibir que o Ministério Público tenha competência para investigações) e no sucateamento da educação e saúde. Lamentável. #ogiganteacordou #changebrazil #vemprarua
_____ 

Kimitachi, de acordo com o site da empresa, significa “eu e você”: um jeito interessante de expor a tecnologia agregada ao serviço oferecido, já que o principal diferencial encontra-se no acompanhamento do pedido. 

Além de poder personalizar as opções de combo (hossomaki, uramaki, nigiri, sashimi, hot, temaki) o sistema possibilita que você acompanhe passo a passo o que acontece. Destaque fica para o vídeo que mostra seu “sushi” ficar pronto e a foto do motoboy que irá até sua casa, criativo, mas principalmente seguro! 

Agora aos detalhes do pedido. 

Primeiramente, aconselho – a quem não tiver – fazer o cadastro no site ANTES de escolher o que irá comer. Fiz o cadastro por último e tive que refazer meu pedido. Falha chata, mas nada grave. 

Chegou em mais ou menos uma hora. Não é parâmetro, pois a noite desta terça-feira foi atípica, com direito às principais vias da cidade fechadas, até mesmo as pontes!




Optei por 6 Uramaki Philadelphia, 4 Uramaki Atum Philadelphia, 2 Hossomaki de Camarão, 2 Hossomaki de Pepino, 2 Dyo e 2 Sashimi de Salmão. Mas só descobri uma falha ao abrir a embalagem e começar a comer: em vez de 18 peças, 16 e uns diferentes. Vou falar sobre isso com a empresa, sem estresse. Gosto de resolver essas questões na paz. 

Tive que dizer um “não” para os doces. À noite minha vontade é de comida salgada, doces deixo para o dia. Nada de dieta, apenas hábito. Mesmo se quisesse aqui em casa estamos em clima de festa junina com muita paçoquinha e chocolates. Ficará pra próxima!

Fora a falha do sumiço e sequestro de peças (rss), estava tudo gostoso. Pediria novamente, sem dúvidas. 

Confira a loja mais próxima a você Florianópolis, São José e Curitiba. Beijo!

28 de maio de 2013

1º CURSO INTERMEDIÁRIO DE BARISTA


Nosso parceiro Sweet Home agora mudou de nome e conceito: Lighthouse Cafés Especiais, como podem observar na logo acima. Em breve contaremos um pouco mais sobre esta nova empreitada.

Enquanto isso, eles irão realizar a continuação do Curso Básico de Barista, o Intermediário. Com várias novidades e incentivos para o conhecimento definitivo sobre o mundo do café!

Confira!

1º CURSO INTERMEDIÁRIO DE BARISTA 
 
Aberto aos profissionais da área e apreciadores com conhecimentos básicos sobre café especiais. 

Dia 10/06/2013 das 17:00 às 20:00 (Segunda-Feira)

• Revisão dos conceitos do mercado de Cafés Especiais; 
• Regiões produtoras de cafés especiais e suas características; 
• Métodos de beneficiamento dos grãos e seus impactos sensoriais. 

Dia 11/06/2013 das 17:00 às 20:00 (Terça-Feira) 

• Iniciação ao Cupping segundo normas da SCAA (Specialty Coffee Association of América). 
• Técnicas de cupping; • Apresentação “Le Nez du Cafè ”, kit com 36 aromas – Recurso oficial utilizado pela SCAA. 
• Realização de cupping com cafés nacionais e importados. 

Dia 12/06/2013 das 17:00 às 20:00 (Quarta-Feira) Workshop – Leite

• Introdução ao leite na cafeteria; • Introdução às técnicas de vaporização; 
• Introdução às técnicas de latte-art; 
• Drinks Clássicos. 

Valor do curso R$300,00. 

São apenas 10 vagas, faça sua inscrição em nosso Showroom ou através de depósito bancário. 

Contato
48 3333-0100 
Rua São Jorge, 160 CEP 88015-320 Florianópolis - SC
www.facebook.com/emporiosweethome

14 de maio de 2013

Café do Mercado inaugura Centro de Barismo

A arte de preparar cafés de alta qualidade na busca pela chamada ‘xícara perfeita’, seja apenas usando o grão ou também com a utilização de licores, cremes e bebidas alocoólicas ficará mais perto dos catarinentes nos próximos dias. A Café do Mercado inaugura o seu Centro de Barismo em Santa Catarina com um Curso de Barista, que terá como professora Silvia Magalhães, tricampeão brasileira da modalidade.



O curso, que é baseado na certificação de Barista nível I, acontece nos dias 24 e 25 de maio e terá apenas 10 vagas. O curso visa o dar um panorama da arte do barismo. O profissional que busca esta especialização deve ser um profundo conhecedor de todas as fases da vida do café, desde o cultivo da planta, etapas de processamento e beneficiamento do grão, processos de torra e moagem, além, é claro, dos detalhes do processos de extração da bebida, seja em máquinas de expresso ou em outros métodos de preparo.

“É importante que as empresas inscrevam seus baristas”, explica o empresário Clovis Althaus Júnior, diretor da Café do Mercado. “É uma forma de incentivar os profissionais e qualificar o serviço de seus estabelecimentos”, completa. E o empresário lembra ainda que a qualificação dos serviços possibilita a fidelização do cliente, o que acaba justificando preços compatíveis com os produtos servidos. Althaus destaca também que o cliente hoje é muito exigente e vigilante. “Os profissionais tem de surpreender o consumidor sempre”, resume.

Mais informações e inscrições pelo site: www.cafedomercado.com.br 
ou pelo telefone (48) 3341-5266.

O que: Curso de Barista com Silvia Magalhães (certificação nível I)
Quando: 24 e 25 de maio
Onde: Centro de barismo Café do Mercado (rua João Pio Duarte da Silva, 1801/ 03, bairro Córrego Grande, Florianópolis)
Quanto: R$ 450,00 Informações e inscrições: (48) 3341-5266 ou www.cafedomercado.com.br

(ascom: Nave: Design e Assessoria de Comunicação)

12 de maio de 2013

Dia das mães

Que hoje seja um feliz dia das mães, e também dos pais que por qualquer razão tiveram que se transvestir de mães, da avó que recebeu seus netos de braços abertos para criar, ou então das novas famílias compostas por mais biológicas e postiças no mesmo ambiente ou dos homens-mãe que ignoram o preconceito de dão tanto amor quanto qualquer mulher conseguiria dar às suas crias.

Filhos: abracem se estiverem perto, liguem se estiverem longe, rezem se não estiverem mais aqui.
Sigam o conselho do Maurício de Souza  (via Turma da Mônica)!


30 de abril de 2013

Brasil Sabor movimenta restaurantes de SC

Notícia deliciosa. Estaremos lá para conferir!


A Abrasel comemora o recorde de estabelecimentos participantes do Brasil Sabor, que entre os dias 2 e 31 de maio terá 80 restaurantes de nove cidades de Santa Catarina. Trata-se do principal evento de gastronomia do planeta que envolve milhares de estabelecimentos de todo o país. Será um mês de intensa atividade, onde os inscritos vão divulgar as principais estrelas de seus cardápios - com ênfase à comida do lugar - também colocando à disposição um prato pela metade do preço em pelo menos dois períodos da semana. “Estamos muito contentes e estes números são prova do sucesso do evento e da confiança do setor no retorno do mesmo”, afirma Fábio Queiroz, presidente da Abrasel em Santa Catarina. 


A abertura está marcada para o dia 2 de maio, às 19h30, na Associação Catarinense de Medicina, na SC 401. Serão 27 ilhas de degustação de pratos inscritos, que vai destacar o que há de melhor em nosso estado e na cabeça de nossos chefs. Durante este evento, também será empossado o novo Conselho de Administração da entidade, eleito no início de abril. Arena Gastronômica- Outras ações importantes do Brasil Sabor também ocorrerão na Arena Gastronômica, no Beiramar Shopping. O evento paralelo do festival será entre os dias 7 e 19 de maio, de segunda a sábado, entre 17h30 e 21h30; e no domingo, das 16h às 20h. É um local onde chefs terão à disposição uma cozinha gourmet e vão revelar aos presentes os segredos de seus pratos. A Arena também vai sediar oficinas, workshops e a etapa do Campeonato Estadual de Coquetelaria, no dia 13. 

Mais informações e cardápio no site www.brasilsabor.com.br

(palavracom

5 de abril de 2013

Hoje é sexta-feira!

Oi pipow,

Não sou muito fã do povo que dá graças ao seu Deus favorito por ser sexta-feira, afinal muita gente trabalha ou estuda aos sábados e, por isso, dias como hoje não fazem a menor diferença.
E sim, gosto de ser do contra - faz parte do meu charme rss

Brincadeiras de lado, aproveitem o final de semana para fazerem alguma coisa diferente porque o cérebro e o corpinho adoram novidades que estimulam a criatividade e dão prazer.

Troquem o restaurante favorito por alguma indicação de um amigo, aproveite para convidá-lo também, encontros como esses rendem boas conversas e risadas.
Aproveite também para sentir o aroma daquilo que coloca boca a dentro, siga a nossa dica, nós amamos cheirinho do café! A imagem abaixo diz tudo, é do Facebook Indiretas do Bem, vale a pena!

Bom final de semana!



31 de março de 2013

Feliz Páscoa!!!!

fonte: www.google.com


O Café das Quatro deseja uma Páscoa maravilhosa aos nossos queridos leitores,
 repleta não só de chocolates, mas também de muita paz e alegria!




27 de março de 2013

Novidades de Páscoa Amoratto Sorvetes

fonte www.acontecendoaqui.com.br


Para esta Páscoa a Amoratto Sorvetes Artesanais preparou vitrines com sabores diferenciados, são 15 opções com base em chocolate, entre eles cacau 70%, trufa de morango, chocolate branco com amora, chocolate com pimenta e chocolate com figo.

Que tal uma dessas delícias como sobremesa do almoço de Páscoa?!

Para encontrar uma das lojas ou pontos de venda, clique aqui.

Já conhece estes sorvetes? Gostou? Conte para nós!

12 de março de 2013

8º CURSO BÁSICO DE BARISTA @ Empório Sweet Home

Oi pipow,

Peço desculpas pelo aviso tão em cima da hora, mas para quem interessa e está a fim vale a pena!
Nosso parceiro Empório Sweet Home promerá esta semana,  na quinta e na sexta, seu 8º Curso Básico de Barista com o tema "Introdução: Origem do Grão ao Espresso Perfeito".



O currículo do curso é enxuto mas pode-se "extrair" bastante do José Cândido, Zeca, para os íntimos, que apresentará o curso da seguinte forma:

Conhecimentos gerais do café;
Degustação de diversos tipos e origens de cafés;
Método correto de extração;
Como Regular o moinho;
Noção prática de extração. 
 
São só 10 vagas, então corre!

O que: Curso Básico de Barista - "Introdução: Origem do Grão ao Espresso Perfeito"
Onde: Empório Sweet Home (Rua São Jorge, Centro, Florianópolis/SC)
Fone: 3333-0100
Quando: 14 e 15 de março,  das 17h às 20h
Quanto: R$ 140,00
Ministrado por José Cândido

11 de março de 2013

Bianco Nero Cioccolato Caffe e Gelatto

Oi pipow

Neste domingo uma saidinha para um café foi essencial para colocar papo em dia e alguns assuntos off café em ordem entre eu (Ju) e Vivi. Blogueiras em ação!

Tentamos ir a outro lugar - que nos surpreendeu por não estar aberto em pleno domingo, mas que não vamos falar onde era porque pega mal queimar o lugar sem uma justificativa plausível - e resolvemos dar uma passadinha ao Bianco Nero do Beirmar Shopping.




Para quem não sabe, é a nova cafeteria que abriu no térreo, na área próxima à saída pela Av. Mauro Ramos. Ficou super agradável, em tons de verde e marrom, ótimo para sentar, bater um papo e curtir a parte de chocolates e sorvetes que o local oferece.

E por falar em chocolate... Eu escolhi um muffin com pedaços de chocolate branco e calda de chocolate que quase morri pra comer. Super suave, nem um pouco enjoativo, mas é gigante! (não posso reclamar, o garçom que nos atendeu me alertou, e a Vivian também rss) Não resisti à foto que está no cardápio!


Um espresso com chantilly foi o suficiente para acompanhar.

Já a Vivi só escolheu um espresso que se chamava algo como "specialli" pois vinha misturado com algumas opções de chocolate que, segundo ela, é a combinação perfeita (chocolate + café). Voto com a relatora! (jargão jurídico, pra descontrair)

Ela não parou só no espresso, para finalizar pediu um sorvete de pistache que, acredite, era mesmo de pistache! Alguns por aí são enganação, mas este parecia que estávamos comendoo fruto (sim, fruto. Achou que era uma semente ou algo do gênero? Google ajuda!). Realmente gostoso.

Só vamos fazer uma pequena observação. Os garçons pareciam perdidos quanto a quais sorvetes estavam disponíveis. Demorou um tempo até conseguirmos fazer o pedido. Fica a dica para eles: anotem em um papel as opções que estão no balcão, atitude simples, fácil e que agiliza o atendimento.



E assim encerramos a parte da tarde do nosso domingo porque, afinal, segunda-feira temos que dominar o mundo (momento Pinky e Cérebro).

Boa semana para vocês queridos leitores.

Bianco Neto Cioccolato Caffe e Gelatto
Beiramar Shopping - térreo
Facilidade de estacionamento e pagamento.
Atendimento: falta alguns ajustes.
Comida: ótima!

4 de março de 2013

NYC: Ed's Lobster Bar


Passeando pelo SoHo/NYC fui em busca de uma casa especializada em pratos com lagosta: Ed's Lobster Bar. Quem olha a entrada do restaurante, bem pequena e esmagada em meio a tantos outros estabelecimentos, não imagina as delícias que se pode saborear lá dentro.


O lugar, embora não seja espaçoso, tem decoração aconchegante e agradável. 

Interior do restaurante. Fonte: www.shekhysnightlife.com

Provei o carro chefe do Ed's, o Lobster Roll. É uma mistura certeira do sabor de pão quentinho amanteigado com uma refrescante maionese de lagosta cozida (cortada em cubos generosos), que é acompanhada por um mix de folhas, picles e fritas.

Lobster Roll

Só de descrever essa delícia começo a salivar. O impressionante é a maneira como o gosto do pão complementa o da lagosta super fresca (sem cheiro forte, mas com gosto marcante). Isso, sem falar na batata frita, crocante à perfeição!


Então, fica a dica para seu roteiro gastronômico!

Ed's Lobster Bar
www.lobsterbarnyc.com
222 Lafayette St.
SoHo NYC


Exibir mapa ampliado

3 de março de 2013

"Happy Dinner" do Outback Steackhouse

 Oi pipow!
Quem nos acompanhou pelo Instagram Café das Quatro (urrú!) ou Twitter @dasquatrocafe pode conferir só um detalhe do convite que recebemos da assessoria de imprensa do Outback Floripa (obrigada Julia Sizinando) para experimentar o menu Happy Dinner, uma ação limitada dos restaurantes da rede que, infelizmente, já acabou!

A proposta foi bem interessante. Degustar uma opção de salada, carnes, acompanhamento e bebida por um preço fechado de R$ 45,90 por pessoa. Bom pro bolso, e bom para dieta também!

Começamos pelo tradicional pãozinho cortesia, vinho e chopp! Além do chopp de 340ml e do vinho (escolhemos o Banrock, mas há também o Portillo), as bebidas incluem cerveja long neck, água e chás gelados - as meninas foram de chá preto + cranberry.


Em seguida as saladas - afinal temos que manter corpinhos saudáveis! Não é porque somos blogueiras de gastronomia que precisamos ter cinturas redondas #prontofalei - que chegaram à mesa com um visual bonito e cheias de sabor.
As opções eram Ceaser, Salada de Casa (com oito opções de molho, entre eles Ranch, Blue Cheese e Honey Mustard) e El Ranchito Salad (combinação de alface, cenoura, repolho roxo, mix de queijos, bacon e crocantes tiras de nachos com o molho Barbecue Ranch). Esta última surpreendeu a Vivi pela variedade e delícia, as demais foram de Ceaser. Eu sugiro pedir o molho separado, assim você dosa no próprio prato, de acordo com seu paladar.

El Ranchito e Ceaser
O atendimento, diga-se, foi muito bom. Parabéns à Marina pela atenção dedicada a nós.
Claro que esse tipo de comentário fica comprometido, pois fomos lá à convite e não como habituais clientes, mas é sempre bom valorizar esse tipo de comportamente tão precário em Florianópolis. Entendemos as dificuldades do mercado, porém os trabalhadores precisam entender que quanto melhor servirem, mais chances terão de ganhar mais, serem promovidos. #ficadica

O melhor, para mim, sempre são as carnes ou os doces. nham nham

Happy Dinner menu oferecia três tipos de steaks: Rockhampton Ribeye (um corte de 240g da parte mais nobre do rib preparado na chapa com tempero estilo Outback), Grilled Peppered Strip (o melhor steak de Nova Iorque com 240g temperado com pimentas pretas moídas, grelhado e servido com molho Cabernet Merlot) e The Outback Special® (o tradicional miolo de alcatra de 225g realçado pelos temperos especiais do Outback e preparado na chapa).

Rockhampton Ribeye e Jacket Potato acima. Carne mais gordurosa dente as opções.
Abaixo The Outback Special® com as Homemade Potatoes. A mais light! 


Para acompanhar escolhemos o carro chefe da casa Jacket Potato e Homemade Golden Potatoes. Mas havia outras opções como o Arroz Tasmânia, Legumes ao vapor, fritas, Garlic Mashed Potatoes, Brócolis e Cajun Rice.

E como As Quatro não são de ferro, não resistimos à tentação de pedirmos um Cinnamon Oblivion. Nada mais é que sorvete de creme coberto com nozes crocantes, "reinando" sobre um mix de “Cinnamon Apples” e croutons de canela. Creme de chantilly, morango e calda de caramelo. Light né?
Claro que pedimos uma para dividir entre nós. Isso que é parceria, calorias extras em equipe!

Ao ataque!
Outback, por favor, venda os croutons em separado para nós! #begging #implorando #dejoelhos
Por falar nisso, olha um dando sopa junto com espresso, sempre obrigatório nos nossos encontros!


Independentemente do convite, gostamos do Outback. As Quatro já tiveram a oportunidade de ir a outros restaurantes da rede - pelo Brasil e pelo mundo. É sempre uma boa pedida para reunir os amigos.

Outback
Rua Bocaiúva, 2468 - 1º piso. 
Beiramar Shopping, Centro, Florianópolis/SC

Estacionamento coberto e pago do próprio shopping
Aceita pagamento com cartões e cheque
Áreas cobertas e externas
Não aceita reservas, atendimento pela ordem de chegada (previna-se, as filas costumam ser loooongas)

25 de fevereiro de 2013

O café mais caro do mundo

O Kopi Luwaki era até bem pouco tempo o café mais caro do planeta. A razão para o seu alto preço está diretamente relacionada à sua forma peculiar de produção: os grãos são "colhidos" nas fezes da civeta, uma espécie de felino da Indonésia que se alimenta de café. Ao comer os frutos, o animal digere a polpa e evacua as sementes mas a passagem pelo seu trato digestivo, segundo os gourmets, confere aos grãos um sabor especial que, depois de selecionados, higienizados e torrados são vendidos ao preço de US$ 70 por apenas 100 gramas!
 
Mas o cocô das simpáticas civetas - embora ainda continue muito caro - perdeu o primeiro lugar para um adversário literalmente de peso: o esterco dos elefantes.

 
O organismo dos paquidermes age como uma verdadeira unidade de beneficiamento natural de grãos. Dentro do sistema digestivo dos elefantes, o café ingerido passa um sistema de filtragem e por um forte processo abrasivo provocado pelos sucos digestivos.

A exemplo das suas concorrentes de quatro patas, depois de "liberadas" pelas as sementes são "colhidas", selecionadas, limpas, embaladas e vendidas.

Este café, batizado com o nome de Black Ivory (Ébano Negro, em Inglês), foi ideia do canadense Blake Dinkin e está sendo produzindo em uma torrefadora do Norte da Thailandia, na província de Chiang Rai. De lá, é exportado para o resto do mundo por até US$ 1.000,00 o quilo!

Quem já o experimentou, garante que o sabor da bebida é excelente.

(ABCS Brasil, 13/02/2013)

Por curiosidade, procurei algum site que mencionasse exatamente que gosto teria o café extraído desses grãos, de descobri que "a bebida final tem aroma floral e sabor com notas de chocolate ao leite, nozes e frutas vermelhas."Parece bom, não é mesmo?

(Portal Terra, sem data)

22 de fevereiro de 2013

ACIF, SEBRAE e Abrasel lançam programa para estruturar Vias Gastronômicas em Florianópolis

O objetivo é agregar mais um produto turístico para a cidade, atraindo público o ano inteiro. A Via de Coqueiros será o ponto de partida. 

Uma parceria da ACIF, Abrasel-SC e Sebrae-SC pretende consolidar Florianópolis como polo gastronômico nacional, com opções de qualidade para moradores e turistas em diferentes regiões da cidade. Na próxima terça-feira (26), as entidades lançam um programa para criação, estruturação e qualificação de Vias Gastronômicas na Capital, mirando o exemplo do bairro Santa Felicidade, em Curitiba, já reconhecido como rota da boa cozinha. O lançamento do projeto, que terá a Via de Coqueiros como modelo ponto de partida, será no Ágapes Buffet, em Coqueiros, às 10h.

“É mais um produto turístico para a cidade, que vai atrair público o ano inteiro, movimentando a economia local. Os espaços serão pensados de forma conjunta e integrados com as belezas e a vocação de cada região. As ações serão voltadas para a excelência dos serviços e para destacar cada Via como rota de entretenimento e cultura”, explica o presidente da ACIF, Doreni Caramori Jr. Segundo Caramori Jr., “o associativismo é que vai fortalecer o programa, auxiliando no crescimento, principalmente, dos pequenos e médios estabelecimentos”, afirma. 

Para Sérgio Cardoso, diretor de Adminstração e Finanças do Sebrae/SC, “ao fomentar os negócios do segmento, o projeto transforma a gastronomia em um prato forte do turismo e da economia da região. Consequentemente, impulsiona todos os negócios das regiões das vias gastronômicas e fortalece os empresários, gerando mais emprego e renda”, destaca. E de acordo com Fábio Queiroz, presidente da Abrasel-SC, a parceria entre as entidades ofertará aos empresários todo know-how para a formação de uma Via completa e de sucesso. “Unindo esforços na mesma direção, daremos mais força e expressividade a cada núcleo gastronômico”, diz.

O evento de lançamento do programa vai contar com a presença de donos de bares e restaurantes, diretores e consultores das entidades promotoras, e do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Florianópolis (SHRBS). 

Como vai funcionar 

O programa vai oferecer ferramentas para o aprimoramento da gestão, ampliando o número de estabelecimentos capazes de oferecer produtos e atendimento de qualidade; para a criação de identidade visual e estratégias de marketing conjuntas; melhoras na infraestrutura; acesso a mercado entre outras, seguindo a metodologia de núcleos setoriais da ACIF, por meio do Programa Empreender, do Sebrae. A Abrasel vai oferecer consultorias e capacitação para empresários, voltados especificamente para o setor.

Pelo programa, as Vias serão divididas em três categorias: a de nível 3, caso da Via Gastronômica de Coqueiros, é a mais avançada e, com as melhorias propostas pelas entidades, seria considerada exemplo de benchmarking para o setor. A Via de nível 2 é semiestruturada, como a Via Gastronômica dos Ingleses e Cachoeira do Bom Jesus; e as de nível 1 são as que estão em estágio bem inicial, de formatação e captação de participantes, como a do Ribeirão da Ilha e a de Sambaqui, e as que ainda estão sendo prospectadas como Santo Antônio de Lisboa e Lagoa da Conceição. Conforme forem progredindo dentro do programa, as Vias vão ‘subindo’ de categoria. 

Serviço

O que: Lançamento Programa Vias Gastronômicas 
Quando: 26/2, terça-feira, às 10h. 
Onde: Ágapes Buffet (Rua Desembargador Pedro Silva, 2809, Coqueiros, anexo AABB).

(ACIF, 21/12/2013)

13 de fevereiro de 2013

NYC: Magnolia Bakery


Recentemente estive em NYC e, claro, não deixei de pensar em possíveis posts para o Café das Quatro! De todos os cafés e afins que passei, o primeiro que me vem na lembrança é Magnolia Bakery!

A casa inaugurada em 1996 ficou famosa pelos cupcakes (eleitos vários vezes os melhores da cidade), e por aparecer em episódios de Sex and The City. As tortas são deliciosas, os cupcakes são bons (não aquilo tuuuudo). Conheci a loja do Grand Central Terminal e do Rockefeller Center , que vale mais apena.


Magnolia Bakery - Grand Central Terminal

Magnolia Bakery - Rockefeller Center

Mas, o que realmente se destaca nas doçuras que a confeitaria oferece é o banana pudding (que de pudim não tem muito, está mais para pavê). De tanto ver fazer fila para comprar o tal do pudim resolvi experimentar....foi minha perdição (dali em diante era um pote por dia!).

Torta de chocolate com nozes e banana pudding
Banana pudding
O banana pudding é um pavê de banana (e biscoito) com uma textura super airada e nada enjoativo. Realmente vale a pena conhecer uma das lojas da Magnolia e degustar essa delícia. Para conferir todos os endereços das lojas, clique aqui!

Gostou do post? Já conhecia a confeitaria? Conte para nós!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...